Fruto da parceria com a Teresa D’Abreu da Healthy Bites, apresentamos esta colorida salada de verão:
(E se quiserem saber mais, a Teresa conta-nos como o YogurtNest entrou na sua vida e tornou a sua vida familiar mais sustentável e saudável aqui: http://www.healthybites.pt/2018/08/como-fazer-iogurtes-caseiros-de-forma.html?m=1)
Esta receita de salada fria de arroz negro é para lá de deliciosa… e fresquinha, como sabe bem numa altura de calor!
Para quem não conhece, o arroz negro é cultivado há mais de 4000 mil anos na China e era conhecido como “arroz proibido”, pois por ser raro e saboroso, o seu consumo era exclusivo do Imperador Chinês e sua família.
Acresce ainda o facto de o seu consumo ser muito mais benéfico do que o Arroz Branco pois está cheio de antioxidantes e é uma boa fonte de fibra.
Ainda assim, convém relembrar que o arroz é um grão e como tal deverá ser consumido com moderação e preparado de forma correcta: demolhando antes de cozinhar tal como acontece com as Leguminosas.
Vais precisar de:
– 300ml de arroz negro;
– 600ml de água;
– 1 pepino;
– 1 pimento vermelho
– 1 cebola roxa;
– 1 lima;
– 2 cenouras;
– 1/2 couve-roxa;
– 1 abacate;
– 1 molho de salsa;
– salada de alga Wakame (opcional);
– sal;
– pimenta.
Como fazer:
– Numa panela colocar o arroz e a água, levar ao lume e deixar ferver durante 8 minutos. Colocar a panela dentro do YogurtNest, tapar com a boina e aguardar cerca de 35 minutos para cozer o arroz (se quando destapar o arroz este ainda estiver húmido, volte a tapar e deixe mais um pouco no YogurtNest); (Nota YogurtNest: após retirar do fogão, envolva a panela com um pano de cozinha para evitar sujar o interior do YogurtNest)
– Retire o arroz e espalhe numa travessa para arrefecer;
– Entretanto corte a cebola roxa em meias luas bem finas, tempere com sal e pimenta e sumo de lima e reserve;
– Corte o pepino em pedaços, o pimento e o abacate em pequenos cubos, ripe a couve-roxa, rale as cenouras e pique a salsa e misture numa taça;
– Adicione o arroz na taça, a cebola-roxa e o respectivo molho e misture tudo;
– Se pretender usar a salada de alga Wakame misture no preparado anterior nesta altura;
– Reserve no frigorífico até à hora de servir;
– Bom apetite!