Faz iogurte

em 3 passos simples

 

Fazeres o teu próprio iogurte é um acto de liberdade!

Com o YogurtNest, podes fazer desde 1 frasco até encher o teu YogurtNest com frascos, em camadas, escolher o tamanho e forma dos frascos que vais usar, o leite (vaca, cabra, ovelha, gordo, meio-gordo, magro, sem lactose, leite do dia ou leite UHT, bebida de soja …) e os ingredientes que lhe vais adicionar, para o tornares absolutamente irresistível. O teu limite será a tua imaginação.

Como usar o YogurtNest para fazer iogurte lácteo, sem lactose ou com bebida de soja, em 3 passos:

Passo 1: Aquecer

Aquece o leite ou bebida de soja a 50ºC, no fogão, micro-ondas, robot de cozinha ou, mesmo, num fogão de campanha, se te encontrares nos Himalaias.

Passo 2: Inocular

Adiciona uma colher de iogurte ao leite ou bebida de soja quente, na panela ou nos frascos, e mexe. Escolhe um iogurte com um prazo de validade longo, de preferência natural.

 Passo 3: Incubar

Fecha bem o(s) frasco(s), acondiciona-o(s) no interior do YogurtNest, em camadas, tapa com a boina e fecha com a fita. Deixa a incubar 6 horas, sem abanar, após as quais o teu iogurte estará pronto a consumir. Podes consumir morno ou guardar no frigorífico, o que tornará o iogurte mais consistente.

Passo 1: Aquecer o leite (vaca, cabra, ovelha, leite sem lactose) ou bebida de soja) a 50ºC

Usa panela, robot de cozinha ou micro-ondas para aquecer leite ou bebida de soja a 50ºC. Se usares leite sem lactose ou leite do dia ou leite magro ou se gostas do iogurte mais consistente, ferve-o antes. No robot de cozinha, programa para 55ºC.

Usa termómetro ou um truque: tens de conseguir segurar o frasco quente por 10 segundos. As bactérias do iogurte fermentam à temperatura ideal de 43ºC.

Enquanto aqueces, podes adicionar e desfazer bem chocolate, cacau, cevada, café ou canela em pó, baunilha, puré de fruta, compota, mel ou outro adoçante. Não deves adicionar fruta fresca, pois tem muita água, ou cereais, visto que perturbam a fermentação. Sugerimos adicionar apenas ao iogurte pronto.

Passo 2: Juntar uma colher de iogurte ao leite, mexer e tapar os frascos

Junta 1 colher de sopa de iogurte lácteo ou de soja a 1 L de leite.

Se usares uma colher de iogurte comercial, escolhe o mais simples possível e com prazo de validade longo para que as bactérias estejam vivas e possam fermentar o teu iogurte. O ideal é usar uma colher do iogurte que se fez no dia anterior para fazer o do dia seguinte, pelo que convém guardar sempre um pouco de iogurte. A colher de iogurte pode ser substituída por probiótico desidratado, em cápsula ou saqueta, que contenha Lactobacillus bulgaricus e Stretptococcus thermophilus.

Podes adicionar a colher de iogurte na panela ou robot de cozinha ou a cada frasco, e misturar. Se usares frascos pequenos (menos de 200ml), junta uma colher de café de iogurte a cada um, pois uma colher maior com iogurte frio arrefeceria demasiado o leite quente, e as bactérias não conseguiriam fermentar, obtendo iogurte líquido não fermentado.

Para fazer iogurte sem lactose, juntar 1 colher de iogurte sem lactose ao leite sem lactose e usar esse iogurte obtido para fazer o seguinte, usando sempre leite sem lactose. Se apenas tiveres leite com lactose, quantas mais horas fermentar, menos lactose terá o iogurte obtido.

Passo 3: Colocar dentro do YogurtNest, tapar, dar o laço e esperar 6 horas

Durante as 6 horas não agitar o YogurtNest para não perturbar a fermentação. Pode ir a fazer iogurte durante uma viagem, mas poderá ficar ligeiramente mais líquido.

Durante a fermentação, podes acrescentar mais frascos de iogurte, abrindo o YogurtNest e colocando-os em camadas por cima dos anteriores, que já estavam em fermentação.

Após 6 horas o iogurte estará ainda morno, e podes consumir ou colocar no frigorífico, para conservar e ficar mais rígido. Pode ficar mais de 6 horas, tornando-se mais firme e frio.

E, quando tiveres o iogurte pronto, junta-lhe estas deliciosas granolas bio da nossa Loja YogurtNest Foods e espreita as nossas Receitas doces e salgadas com iogurte!

 

Se queres fazer IOGURTE VEGETAL com outras bebidas vegetais diferentes da soja, vê aqui o video e como fazer.

IMPORTANTE: Tens mais questões? Estão respondidas nas nossas Dicas! Vai lá espreitar antes de começares. 

Partilha connosco as tuas aventuras gastronómicas com o teu #yogurtnest !