Faz iogurte

em 3 passos simples

 

Fazeres o teu próprio iogurte é um acto de liberdade!

Com o YogurtNest, podes fazer desde 1 frasco até encher o teu YogurtNest com frascos, em camadas, escolher o tamanho e forma dos frascos que vais usar, o leite (vaca, cabra, ovelha, gordo, magro, meio-gordo, sem lactose…) e os ingredientes que lhe vais adicionar, para o tornares absolutamente irresistível. O teu limite será a tua imaginação. 

Como usar o YogurtNest para fazer iogurte, em 3 passos:

Passo 1: Aquecer

Aquece o leite a 50ºC, no fogão, micro-ondas, robot de cozinha ou, mesmo, num fogão de campanha, se te encontrares nos Himalaias.

Passo 2: Inocular

Adiciona uma colher (pode ser uma colher de chá) de iogurte ao leite quente, na panela ou nos frascos, e mexe. Escolhe um iogurte com um prazo de validade longo, de preferência natural.

 Passo 3: Incubar

Fecha bem o(s) frasco(s), acondiciona-o(s) no interior do YogurtNest, em camadas, tapa com a boina e fecha com a fita. Deixa a incubar 6 horas, sem abanar, após as quais o teu iogurte estará pronto a consumir. Podes consumir morno ou guardar no frigorífico, o que tornará o iogurte mais consistente.

Passo 1:

Se usares leite sem lactose ou leite do dia ou leite magro ou se gostas do iogurte mais consistente, ferve-o antes.

Usa termómetro ou um truque: tens de conseguir segurar o frasco quente por 10 segundos. As bactérias deste iogurte trabalham à temperatura ideal de 43ºC.

Podes adicionar chocolate, cacau, canela em pó, baunilha, puré de fruta, compota, mel ou outro adoçante e desfazer bem no leite quente. Não podes adicionar fruta fresca, pois perturba a fermentação, sugerimos adicionar apenas ao iogurte pronto.

Passo 2:

Se usares frascos pequenos (menos de 200ml), junta uma colher de café de iogurte a cada um, pois uma colher maior com iogurte frio arrefeceria demasiado o leite quente, e as bactérias não conseguiriam fermentar, obtendo iogurte líquido não fermentado.

O ideal é usar uma colher do iogurte que se fez no dia anterior para fazer o do dia seguinte, pelo que convém guardar sempre um pouco de iogurte. A colher de iogurte pode ser substituída por probiótico desidratado, em cápsula ou saqueta.

Para fazer iogurte sem lactose, juntar 1 colher de iogurte sem lactose ao leite sem lactose e usar esse iogurte obtido para fazer o seguinte, usando sempre leite sem lactose.

 

Reutiliza o teu iogurte para fazeres os próximos, e nunca mais vais ter de comprar iogurte!

Se queres fazer iogurte vegetal, vê aqui o video e como fazer.

IMPORTANTE: Antes de começares, vai dar uma vista de olhos às nossas Dicas! E, quando tiveres o iogurte pronto, junta-lhe estas deliciosas granolas da nossa Loja YogurtNest Foods e espreita as nossas receitas doces e salgadas com iogurte!