Esta salada, fruto da parceria com a Teresa D’Abreu da Healthy Bites vai bem com ou sem acompanhamento e é sempre do agrado de todos:

(E se quiserem saber mais, a Teresa conta-nos como o YogurtNest entrou na sua vida e tornou a sua vida familiar mais sustentável e saudável aqui: http://www.healthybites.pt/2018/08/como-fazer-iogurtes-caseiros-de-forma.html?m=1)

 

O que vos parece uma receita de Salada de Batata com Tzatziki? Assim bem fresquinha para os dias quentes de Verão?

A Batata, ainda que não seja nutricionalmente muito interessante, pode perfeitamente ser consumida ocasionalmente e com alguma moderação.

Para quem não conhece o Tzatziki, é um “molho” típico da culinária da Grécia e da Turquia, feito essencialmente por iogurte grego, pepino e alho.

É um ótimo dip para vegetais, mas também um molho agradável para acompanhar carne ou peixe grelhados.

Confere um sabor fresquinho aos alimentos e sabe muito bem no Verão como molho para umas saladas bem fresquinhas, como esta Salada de Batata e Tzatziki que vos trago hoje.

Estou em maré de tudo com Iogurte Grego pois estou mega feliz com a minha ultima aquisição, o YogurtNest, de que já vos falei.

 

Vais precisar de:

– 4 batatas;

– 300ml de iogurte grego feito no YogurtNest;

– 1 pepino;

– 1 dente de alho;

– 4 folhas de hortelã;

– 1 ramo de coentros;

– sal;

– pimenta;

– 2 colheres de sopa de azeite;

– sumo de 1/2 limão.

 

Como fazer:

– Descasque as batatas, corte em cubos e coza a vapor. Depois de cozidas reserve e deixe arrefecer;

(Nota YogurtNest: para terminar a cozedura das batatas a vapor no YogurtNest, de forma a poupar energia, basta cozer os cubos de batata, na panela, com água, por 10 minutos e colocar a panela, protegida por um pano de cozinha, dentro do YogurtNest por mais 10 minutos, verificando o estado de cozedura dos cubos de batata)

– Rale o pepino, coloque-o num escorredor com um pouco de sal e deixe repousar para escorrer bem a água. (Se preferir pode descascar o pepino antes de ralar: eu pessoalmente não considero necessário);

– Rale o dente de alho para uma taça, coloque o azeite na taça, mexa bem e reserve para que o azeite tome o sabor do alho;

– Pique a hortelã e os coentros finamente;

– Com papel de cozinha ou uma musselina esprema bem o pepino ralado entre as mãos para retirar a restante água;

– Coloque numa taça o pepino, o iogurte grego, o azeite e o alho ralado, a hortelã e os coentros picados, sal e pimenta a gosto e o sumo de meio limão;

– Misture bem, rectifique os temperos e reserve no frigorifico;

– Quando as batatas estiverem frias, junte o tzatziki e envolva bem. Reserve no frigorifico até à hora de servir;

– Bom Apetite!

 

Dicas:

Como vos dizia, esta saladinha é ótima bem fresquinha, por isso, o ideal é ser preparada com alguma antecedência e guardar no frio até à hora de servir.

Gosto principalmente de a fazer para acompanhar peixe grelhado, com uma bela saladinha de verdes, lado a lado, mas também fica óptima para acompanhar carne: é ao vosso gosto!