Um pão caseiro com iogurte caseiro…há melhor?

Experimenta esta receita na tua máquina do pão ou amassando, levedando no YogurtNest e cozendo em forma rectangular no forno.

O iogurte dá ao pão a textura aveludada e um gosto delicioso.

 

Para cada Pão de 750g vais precisar de:

– 1 pacote de 4g de fermento de padeiro
– 250ml de água morna
– 400g de farinha de trigo e 100 g de farinha de trigo integral
– 1 c.chá de sal
– 1 c.chá de açúcar
– 150ml de iogurte natural caseiro (lácteo ou sem lactose ou vegetal)

Como fazer

– Coloca na cuba da máquina do pão a água morna e o iogurte;
– Junta os ingredientes secos, excepto o fermento;
– Faz um buraco a meio e junta o fermento;
– Escolhe o programa de pão para 750g e cozedura média. Deverá levar cerca de 3h30.

Dicas:

– Se não tiveres farinha de trigo integral, podes usar farinha de espelta para substituir a farinha de trigo ou a integral ou juntar farinha de centeio em vez da farinha de trigo integral.

– Não deixes a máquina aberta a meio do programa. Assim que estiver pronto, retira e pôe a arrefecer sobre uma grelha, não deixes de noite dentro da máquina pois irá abater e ficar húmido.

– Podes juntar sementes.

– Relativamente ao iogurte vegetal, podes usar de soja, aveia, amêndoa ou outro cereal/oleaginosa, mas que não seja demasiado espesso. O iogurte de coco não é o mais indicado, por ter um gosto forte.

– Se não usas máquina do pão, junta primeiro os ingredientes secos e depois os húmidos aos secos, fazendo um buraco na farinha. Amassa bem e coloca a bola de massa morna a levedar dentro do YogurtNest num papel vegetal enfarinhado ou numa taça coberta com pano de cozinha. Se a massa estiver fria, coloca um saco de água morna dentro do YogurtNest.