Hace yogur vegetal

¡ hacer yogur vegetal es aún más radical!

¡ y lo es, porque estás innovando!

Si hacer tu propio yogur es un acto de libertad, entonces hacer tu yogur vegetal es un acto aún más libertario. Los yogures vegetales son caros y YogurtNest los hace accecibles.

E o YogurtNest dá-te, ainda, mais liberdade, permitindo-te escolher a quantidade de iogurte que vais fazer e os recipientes que vais usar, e, ainda, o leite vegetal que vais usar (soja, arroz, aveia, coco, espelta…) e os ingredientes que lhe vais adicionar, para o tornares absolutamente irresistível. Também aqui o teu limite será a tua imaginação.

Aliás, tu podes fazer o teu próprio leite vegetal em casa, usando-o para fazer iogurte vegetal, o que te permitirá poupar, ainda mais, o ambiente e a tua bolsa. Podes, inclusivamente fazer leites vegetais que não existem no mercado.

Um desafio: já pensaste em fazer iogurte de bebida de castanha?

Não te dissemos que fazer iogurte era fixe?

Antes de começares, por favor lê as seguintes notas:

*  Para fazeres iogurte de soja, usa o mesmo processo que usaras para fazer iogurte lácteo. Vê como se faz aqui.

**  Para fazeres outros iogurtes vegetais, deverás usar, como inóculo, um pouco de iogurte lácteo ou, no caso de desejares um iogurte puramente vegetal, um pouco de iogurte de soja. Poderás, ainda, usar um starter comercial (probiótico), facilmente disponível no mercado, sob a forma de saquetas ou cápsulas.

Vamos, então, ver como podes usar o YogurtNest para fazeres iogurtes vegetais:

Passo 1

Aquecer

Passo 2

Inocular

Passo 3

Juntar o espessante

Passo 4

Incubar

Passo 1: Aquecer
Aquece o leite a 50ºC, no fogão, micro-ondas, robot de cozinha ou, mesmo, num fogão de campanha, se te encontrares nos Himalaias.

Passo 2: Inocular
Adiciona uma colher (pode ser uma colher de chá) de iogurte** ou starter ao leite vegetal quente e mexe, bem. Podes, até, usar uma varinha-mágica ou um robot de cozinha, para o fazer.

Passo 3: Juntar o espessante
Este é o outro segredo dos iogurtes vegetais. Tal como na indústria, também, aqui, temos que usar um agente espessante, para darmos consistência ao futuro iogurte, quando usamos bebidas vegetais com elevada percentagem de água. Podes usar goma de guar, goma xantana, amido de milho, farinha de semente de alfarroba, agar-agar (consistência de gelatina), etc. Se estás a usar uma bebida vegetal caseira ou comercial bastante espessa, não necessitas de adicionar espessante.

Passo 4: Incubar
Fecha o(s) frasco(s) e acondiciona-o(s) no interior do YogurtNest. Deixa a incubar 6 horas, após as quais o teu iogurte vegetal estará pronto para ser degustado. Podes consumir morno ou guardar no frigorífico, o que tornará o iogurte mais consistente.

P.S.: Não te esqueças de dar uma vista de olhos às nossas dicas!